O que é Brand Equity?

O que é Brand Equity?

O pessoal de Marketing comentou sobre um tal de Brand Equity por aí, você sabe o que é?

Por Dario Perez

Quando começamos um negócio, passamos por uma curva de aprendizado tão grande que por vezes nos perdemos em meio a tantos termos técnicos. E quando falamos de Marketing a coisa se torna ainda mais complicada, termos utilizados amplamente no mercado são referenciados a todo tempo, e quando não sabemos do que se trata, acabamos ficando para trás.

Pensando nisto, o Seu Blog pediu ajuda a mais um especialista, o sócio consultor da Planeja Consultoria e Treinamentos e também professor de MBA, Dario Perez, que nos deixou um pouco mais entendidos sobre o termo Brand Equity. Dá uma lida no artigo que ele preparou para a gente:

O que é o Brand Equity?

 

Brand Equity vem cada vez mais ganhando notoriedade. O termo refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca, ou brand. De uma forma bem generalista, o objetivo final do setor de Branding de uma empresa é gerar Brand Equity. Brand Equity vem sendo frequentemente traduzido como “Eqüidade da Marca”.

Vamos dar um exemplo, considere um boné sem nenhuma marca visível. Qual o valor desse produto no mercado? Digamos, dez Reais? E se esse mesmo item tivesse uma etiqueta da Nike? ou da Calvin Klein? Talvez, seu valor chegasse agora a cem reais?

Isso é o que o marketing considera como Brand Equity. Ou seja, a adição de valor por meio da “força” da marca

Esse “valor” que influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa, é o Brand Equity.
Para muitas empresas representa um ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro. Veja que ele é considerado intangível pois não conseguimos ver de forma objetiva no balanço da empresa, o que não significa que não possa ser estimado ou mensurado.

O que é brand?

A American Marketing Association define marca, ou brand, como um nome, sinal, termo, símbolo ou design, ou uma associação de vários desses elementos, com o intuito de diferenciar um produto ou serviço de seus concorrentes.

Marca não é só um Logotipo

Não devemos referenciar logotipos como marcas. Marcas representam conceitos de posicionamento e experiência muito mais amplos, da qual o logotipo também faz parte. A identidade visual como um todo, o merchandising das lojas, o atendimento e tudo que tenha contato do consumidor com a marca é que irá formar a percepção da marca, também chamado de brand awareness.

As empresas cuidam da construção do seu brand equity criando as estruturas de identificação, experiência e reconhecimento da marca com seu target. Esse trabalho de identificação e reconhecimento é multidisciplinar e depende de inúmeros fatores.

Por diversas vezes a Pesquisa de Mercado pode ser utilizada para conseguir entender melhor o consumidor final para então se montar uma boa estratégia de Branding.

Somente através de um planejamento de Branding estruturado pode-se criar um logotipo que gere a identificação necessária para alcançar os objetivos traçados.

E ai Empreendedor, está se sentindo mais entendido do assunto? Já conhecia esse termo que o Marketing usava para avaliar o valor da sua marca?
É necessário pensar bem nos investimentos que são feitos em seu negócio, e o Marketing deve ser tido como um dos pilares de qualquer empreendimento. Uma marca bem posicionada e valiosa justifica o valor do produto/serviço final, e por consequência, os seus resultados.

Gostou desse artigo? Comente abaixo! O Seu Blog está aqui para compartilhar com você o que você quer saber, Empreendedor! Nos diga sobre que assunto você gostaria de ver nos próximos posts! Escreva pra gente algo que você queira compartilhar!

Matheus Costa
Sem comentários

Adicione um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

X