O que rolou no último Encontro

O que rolou no último Encontro

Encontro Empreendedor promove rede colaborativa de empreendedorismo no Rio de Janeiro 

por Lorenna Eunapio

 

Farmacêuticos, advogados, contadores, professores, jornalistas, profissionais de Marketing, TI ou RH. Um público extremamente diversificado formou a audiência da segunda edição do Encontro Empreendedor, que aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de agosto no Restaurante Severyna, em Laranjeiras. Apesar das áreas distintas, todos tinham objetivos em comum: trocar ideias, ouvir experiências inspiradoras, fazer networking e, é claro, negócios.

O evento teve duração de quase quatro horas e contou com um pitch de, aproximadamente, dois minutos de cada um dos 50 participantes, além de três palestras com empreendedores do Rio de Janeiro, que deram dicas aos que querem iniciar nessa jornada. Apesar da chuva forte e do horário avançado, todos estavam com muita sede de aprender, se inspirar com novas ideias e ouvir dicas sobre inovação. O objetivo principal do Encontro Empreendedor é montar uma grande rede colaborativa de empreendedorismo e todos estavam muito abertos à proposta.

Após uma dinâmica de troca de cartões e ice breaking, deu-se início ao primeiro Bate Papo da noite. O tema Gamificação foi apresentado por Christian Gintner, líder para o assunto no Grupo Epic. Segundo o profissional, uma das vantagens do uso dessa metodologia é o grande aumento do índice de retenção da informação – em até 85%, se comparado a outras metodologias de ensino. Além disso, Christian dizia que a gamificação é o carro-chefe para lidar com as gerações Y e Z, e é uma ótima maneira para trabalhar o público interno das empresas. Christian finalizou sua palestra citando Mary Poppins como uma das “primeiras” personagens a nos ensinar o conceito principal da técnica: “em todo o trabalho que deve ser feito, deve-se ter um elemento de diversão. Você encontra a diversão e pronto! O trabalho é um jogo”.

Foto por Felipe Paiva

Christian Gintner, Líder da Gameficadora do Grupo EPIC

A segunda palestra foi com Dario Perez, sócio-consultor da Planeja Consultoria e coordenador de MBAs da Universidade Veiga de Almeida. Dario iniciou a sua fala reforçando a importância em se manter atualizado sobre novas tendências, contextualizou a todos, falando sobre a despolarização do consumo, fator que desafia os empreendedores a customizarem cada vez mais ações, serviços e produtos – e falando sobre a importância de se entender a verdadeira proposta de valor do negócio. “Temos que entender o que se precisa fazer no mercado para preparar a proposta de valor certa”, explicava o consultor. Ao citar Simon Sinek, ele reforçou que as organizações precisam, primeiro, vender o seu valor, conectando-se aos valores dos consumidores para, só então, vender seus produtos.

Foto por Felipe Paiva

Dario Perez, Sócio-consultor da Planeja Consultoria

 

Para finalizar, Kauê Linden, fundador e diretor de marketing e expansão da Hostnet, deu uma palavra de encorajamento aos novos empreendedores, destacando a necessidade de que eles sejam protagonistas de suas decisões. Pela própria natureza do seu negócio, que fundou aos 17 anos, ele reforçou a importância do relacionamento na rede. “As pessoas não estão na internet simplesmente porque elas têm que estar. Agora, elas estão na internet para fazer negócio”, afirmava. Como dica, orientou aos participantes do Encontro Empreendedor a conhecerem ferramentas de código aberto, como o WordPress e outras de automação de Marketing. “Usando as ferramentas certas e a comunicação adequada, não haverá nada mais forte em termos de Marketing do que a internet”, complementa.

Foto por Felipe Paiva

Kaue Linden, Fundador e Diretor da Hostnet

O Encontro Empreendedor acontecerá uma vez por mês, com acesso gratuito e sempre com o objetivo de trazer conteúdo qualificado a quem deseja empreender, além de oferecer o ambiente ideal para networking. O próximo já tem data marcada: será no dia 28 de setembro. Além do encontro, o núcleo irá oferecer treinamentos, mentorias e workshops bem direcionadas ao público empreendedor. A proposta é bem clara, se acredita que por meio de inovação e de pessoas engajadas, conseguiremos atingir um novo padrão de sociedade. E tudo isto começa com um senso de colaboração entre grupos como este.

Dois treinamentos já estão disponíveis no site: um sobre modelagem e viabilidade de negócios, tema importante no meio para quem está começando e responsável pela queda de muitos negócios, quando mal aplicados, e o outro sobre instrumentos importantes a capacitação do empreendedor, são eles a habilidade de negociação, comunicação e de oratória.

Inscrições para o curso Start Empreendedor: Modelando e Viabilizando Negócios podem ser feitas clicando aqui.

 

Fotos por Felipe Paiva

 

 

Matheus Costa
Sem comentários

Adicione um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

X